DIA C CONTRA O CÂNCER DE PELE OFERECE CONSULTAS NO HU-FURG

  • No dia, serão distribuídas 230 senhas para consultas no Ambulatório Central do HU-FURG, localizado na rua General Canabarro (Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, conhecido como Dia C. A iniciativa é desenvolvida há vários anos e visa a conscientização e a prevenção da doença.

No sábado, dia 2 de dezembro, às 07h da manhã, serão distribuídas 230 senhas para consultas no Ambulatório Central do HU-FURG, localizado na rua General Canabarro, s/n. As consultas serão realizadas a partir das 08h e para receber atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e a carteirinha do HU (quem já possuir).

Pessoas menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou portadoras de deficiência devem estar acompanhadas de um responsável.

Os profissionais farão a pré-triagem ainda na fila, antes de entregar as senhas, pois neste dia serão atendidos apenas pacientes que possuam sinais sugestivos de câncer de pele. Outras patologias da pele não serão atendidas.

De acordo com a SBD, são parte do grupo de risco as pessoas com casos de câncer de pele na família; que tiveram mais de seis queimaduras de sol durante a vida; com muitas sardas; com mais de 50 pintas no corpo; com pele muito clara, propícia a ficar com pele mais queimada do que bronzeada; com feridas que não cicatrizam; com pintas no corpo que mudam de cor ou crescem; e tenham idade superior a 65 anos.

Em Rio Grande, a maior incidência ocorre em pessoas que não usam filtro solar ou outro fator de proteção, bem como os profissionais que ficam expostos constantemente ao sol, tais como agricultores, pedreiros, pescadores e vendedores ambulantes. O câncer de pele é o mais frequente no país, representando 30% dos casos de tumores malignos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A SBD ainda alerta que são cerca de 176 mil novos casos da doença por ano.

Durante o Dia C, os profissionais do HU-FURG e acadêmicos da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da FURG trabalharão voluntariamente.

Assessoria de comunicação HU-FURG/Ebserh